“O jardim da Cordoaria é um dos espaços verdes mais antigos do Porto. Inevitavelmente sofreu, ao longo da sua supra-centenária história, várias remodelações. A última, com o Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura como pano de fundo, foi considerada muito polémica uma vez que desvirtuou por completo o seu teor romântico. As obras de intervenção referidas conseguiram o pretendido: hoje em dia o jardim é considerado dos mais transparentes do Porto. No entanto, juntou-se à transparência o vazio. O Jardim está despido e monótono. Por outras palavras, o Jardim da Cordoaria perdeu diversidade. O antigo lago romântico era lar de uma população de Sapo-parteiro-comum que com as obras foi desalojada sem direito a realojamento. E todos os cidadãos do Porto ficaram mais pobres, tenham ou não consciência disso.

É com estas ideias em mente que decidimos juntar duas paixões: o interesse pelas artes dos fios com o desejo de viver uma cidade mais verde e em harmonia com todos os seus potenciais inquilinos. No próximo dia 19 de Junho, realizar-se-á o Dia de Tricotar em Público, um evento com escala global e periodicidade anual onde tricotadeiros de todo o mundo pegam nas suas agulhas e trazem-nas para as ruas. As tricotadeiras do Porto escolheram o Jardim da Cordoaria para anfitrião desta iniciativa este ano, propondo-nos a trazer alguma diversidade de volta ao Jardim da Cordoaria.”

Todos estão convidados a aparecer no Jardim (de preferência com agulhas e novelo), no dia 19 de Junho a partir das 14 horas para ver o resultado e tricotar muito. Para quem não é do Porto, aproveitem para dar um passeio e vamos fazer uma grande festa do tricot!”

Não será só no Porto que se celebrará o WWKIP Day , também no Seixal e em Lisboa se vão realizar eventos.